5 ERROS QUE VOCÊ COMETE DEPOIS DE LAVAR O CABELO

 


Oi, pessoal! Eu sou a Mari Morena e hoje quero falar com vocês sobre cinco erros que muita gente comete logo depois de lavar o cabelo, com os fios ainda molhados.


O primeiro erro cometido por muitas pessoas é começar a desembaraçar o cabelo da raiz para as pontas. Quando você faz isso, puxa todos os nós de cima, embolando na parte de baixo do seu cabelo e isso só vai provocar mais nós, ocasionando a quebra dos fios. Principalmente quem tem cabelo crespo ou cacheado como o meu, precisa desembaraçá-lo das pontas em direção à raiz. Então, você deve sair do banho com o cabelo molhado, dividi-lo em mechas e desembaraçá-lo lentamente das pontas para a raiz. Caso queiram saber quais são as melhores escovas e pentes para usar em cabelos crespos e cacheados – que nos ajudam a desembaraçá-los sem quebrar os fios, além de serem ótimas para fazer fitagem – é só dar uma olhada no meu canal do Youtube que lá tem um vídeo completo sobre esse tema!


O segundo erro – sempre que vejo alguém fazendo o meu coração acelera – é torcer o cabelo ao sair do banho, quando você pega os seus fios enrola e torce para tirar a água. O seu cabelo não é uma toalha e nem uma roupa que você lavou e agora está torcendo para tirar o excesso de água. Esse movimento de torção acaba esgarçando os fios do seu cabelo! Imagina que você está puxando, esticando, enrolando-os, isso com o tempo vai acabar gerando a quebra dos fios ou, pelo menos, o enfraquecimento deles. Por isso, por favor, nunca torça o seu cabelo para tirar a água, principalmente porque quando o cabelo está molhado, ele se encontra no estágio mais frágil, já que suas  cutículas estão cheias de água, o que o deixa expandido e mais propenso a quebra. Então, é um momento que precisamos ter bastante cuidado com o manuseamento dos fios, por isso, é muito importante não os torcer, mas sim apertá-los de baixo para cima, gentilmente, para ajudar a tirar o excesso de água, sem necessariamente torcer e nem puxar o cabelo.


O terceiro erro – se você não comete, com certeza conhece alguém que cometa – é sair do banho e secar o cabelo esfregando a toalha nele. O seu cabelo está molhado, sensível e ao fazer isso você está causando muito atrito nos fios! Essa prática faz com que as cutículas do seu fio fiquem mais levantadas, ocasionando ressecamento e danos permanentes no seu cabelo, pois dessa maneira você retira água demais e pode acabar gerando quebra e  pontas duplas. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é não usar uma toalha para secar o seu cabelo. A toalha que nós usamos para secar o corpo possui dois fatores sobre ela: é feita para enxugar muita água, então ela suga a água com rapidez, o que para o cabelo não é bom, ocasionando o ressecamento dos fios; os pelinhos desse tipo de toalha também geram muito atrito no fio já conversamos que o atrito pode danificar as cutículas, ressecar e quebrar o fio.

Então, troque a toalha normal que você tem usado para secar o seu cabelo – deixe ela apenas para secar o corpo – e use uma toalha de microfibra ou de 100% algodão. Na hora de secar, não esfregue a toalha no cabelo, apenas a aperte de baixo para cima, sem esfregá-la no cabelo, pois pode causar quebra, dano e ponta dupla.


O quarto erro está relacionado àquelas cenas de filme, que a pessoa sai do banho, enrola o cabelo para cima, pega outra toalha e enrola no corpo e vai fazer um café? Então... Não replique essa cena na sua casa. Enrolar a toalha no cabelo e colocá-lo para cima, significa que você está direcionando o peso da toalha molhada e de todo o cabelo nos seus folículos capilares, é como se você tivesse colocado algo muito pesado puxando seus fios, e isso gera muita tração nos seus folículos – que são a parte que fica dentro do nosso couro cabeludo é de onde o cabelo nasce e cresce – então, se colocarmos peso e força nessa parte da cabeça toda a vez que lavamos  o cabelo, os folículos são puxados e ocorre enfraquecimento dos fios. A longo prazo, isso pode gerar a quebra do cabelo direto do folículo, além de ocasionar queda e scab hair. Portanto, o ideal quando você for secar seu cabelo depois do banho é colocá-lo na toalha adequada e prendê-lo para baixo. Desse jeito você não está tracionando demais os fios enquanto está molhado e nem colocando peso nos seus folículos, dessa forma vai secá-lo perfeitamente.


O quinto erro – que também é muito comum e eu sempre peço para vocês não fazerem – é dormir com o cabelo molhado. Tomar banho, lavar o cabelo logo antes de dormir e ir direto para cama com os fios molhados. Quando você está dormindo, seu cabelo não vai secar da mesma forma e com a mesma rapidez que ele secaria normalmente. Tanto que muitas vezes, quando vamos dormir com o cabelo molhado, acordamos e ele continua molhado, por mais que tenhamos dormido por oito ou dez horas. Isso significa que seu cabelo ficará molhado e úmido por muito tempo, o que pode provocar mofo e enfraquecimento , pois, além de molhado,  estará em contato e em atrito com o travesseiro. E claro, você pode ficar doente por isso, porque não é recomendado dormir com a cabeça molhada. Então, se você precisa muito lavar a cabeça antes de dormir, “Mari, cheguei do trabalho cansada, exausta e precisava lavar a cabeça porque meu cabelo estava muito sujo”, tenho uma dica pra você: lave o cabelo no banho, como de costume, se quiser passe a máscara de hidratação e quando sair do banho, não finalize o cabelo, seque do jeito que ensinei aqui e passe um pouquinho de óleo nas pontas para evitar a exposição do fio – quando nosso cabelo não está finalizado, ele seca muito mais rápido – E aí, se você esperar vinte minutos ou meia hora, vai perceber que seu cabelo já vai estar quase 100% seco. Para evitar ainda mais o dano, você pode fazer duas trancinhas quando ele estiver o mais seco possível, e aí, sim, você vai dormir. Dessa forma, seu cabelo já não estará tão molhado e úmido quanto ele estaria se você tivesse saído do banho, finalizado o cabelo e ido dormir com ele molhado.

Espero que essas dicas sejam úteis pra você, aproveite e comente no nosso Instagram @marimorenaloja quantos desses erros você cometia até agora, porque sei que daqui pra frente vocês não vão cometer mais, o importante é aprendermos. Antes tarde do que nunca!


Se inscrevam no canal Mari Morena, e não deixem de acompanhar toda semana um conteúdo novo por aqui, teremos muitas postagens que com certeza irão gostar!


Obrigada e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE SEU PRODUTO É LIBERADO

 COMO DIMINUIR O VOLUME DO CABELO CACHEADO SEM QUÍMICA