COMO DIMINUIR O VOLUME DO CABELO CACHEADO SEM QUÍMICA

 COMO DIMINUIR O VOLUME DO CABELO CACHEADO SEM QUÍMICA

Olá!
Estou de volta com uma publicação que vocês pediram muito para fazer em um dos vídeos do meu Canal do Youtube, no qual eu mostro alguns “erros” que as pessoas cometem ao finalizar o cabelo, quando querem que os cachos fiquem definidos e volumosos, mas que fazem várias coisas erradas e acabam com o cabelo “lambido” e não conseguem volume e nem definição. Por isso, hoje eu vou ensinar a você como finalizar o cabelo para diminuir o volume.
Vou explicar, passo a passo, tudo o que você precisa fazer para conseguir um cabelo com volume reduzido, sem ficar colado na raiz e sem ficar encharcado de creme: um cabelo bonito, brilhoso, sem volume e com bastante definição. Se é esse o resultado que você gosta, continue lendo esta publicação até o final, que eu te garanto que você vai aprender!
Com o cabelo lavado – e se possível hidratado – comece dividindo-o em duas mechas, uma para cada lado. Com isso, o primeiro passo é aplicar algum tipo de óleo no cabelo. O óleo finalizador deve ser 100% vegetal! Isso é muito importante dizer para você! Não me venha passar óleo mineral no cabelo e dizer que fui eu quem ensinei, porque eu não ensino ninguém a fazer isso!
Eu indico, para finalização, um mix de óleos: manga, coco e abacate. Ele ajuda a selar as cutículas dos fios e três gotinhas – dependendo da quantidade e comprimento de cabelo que você tenha – é o suficiente, pois, se você aplicar em maior quantidade o seu cabelo ficará “ensebado” e pesado. Você deve aplicá-lo apenas nas pontas, subindo – um pouquinho – para a raiz.
A próxima dica é usar um creme que seja um pouco mais pesado e consistente, porque esse tipo de creme deixa o seu cabelo mais pesado e ajuda a controlar o volume. Se você usar um creme muito leve, muito fluído, vai sentir que seu cabelo ficará muito “enfarofado” e não vai conseguir controlar os cachos. Como sugestão, indico que vocês utilizem um creme que tenha como objetivos controlar o volume dos cachos, dar brilho e controlar o frizz. Eu sugiro um que, além de ter esses objetivos, tenha como base óleo de manga, de linhaça ou de cenoura. Não precisa encharcar o cabelo de creme, só precisa utilizar uma quantidade suficiente para saturar os seus fios. Lembrando que você deve aplicar sempre começando pelas pontas, subindo de leve para a raiz para ajudar, também, a deixá-la mais controlada.
Agora vamos para o gel!
O gel é um produto que indico muito e sempre para quem quer deixar o cabelo mais controlado, cachos mais definidos e, principalmente, para quem quer muitos day afters, porque o gel será o seu melhor amigo nesse momento! Se você usar só o creme, sentirá que ele não conseguirá deixar o seu cabelo tão definido quanto o gel deixa e não controlará tanto os seus fios. Como sugestão, indico um gel que tenha óleo de coco e colágeno na composição, com os mesmos objetivos do creme de pentear, por exemplo. O gel não vai pesar e nem deixar o seu cabelo “ensebado” como o creme deixaria, então, não carregue muito na quantidade de creme, mas seja mais generosa com a quantidade de gel. Dessa maneira, aplique o gel nos seus fios como aplicou o creme.
Agora, após todos os produtos aplicados, é que vamos para a finalização, de fato! Como o objetivo aqui é deixar o cabelo com pouco volume, sem tirar o movimento, porém evitando que fique colado na raiz, é necessário finalizar o “topo” da cabeça – a parte da frente primeiro – e a parte restante deve ser dividida em mechas menores. Quanto menor for a mecha que você dividir para fazer a fitagem para a finalização mais definido o seu cabelo vai ficar! Se você dividir em mechas grossas, não conseguirá dedicar a mesma atenção a cada parte, fazendo com que ele não fique tão definido assim. Por isso, eu sugiro que você divida a parte restante do seu cabelo – após separar o topo – em quatro mechas grossas e, a partir delas, separar mechas menores para fazer a fitagem.
Nessa etapa do processo você pode utilizar uma escova – qualquer escova funciona – fazendo um movimento de cima para baixo e, em seguida, utilizar os dedos para juntar um pouco mais os cachos para formar cachos grossos, ajudando ainda mais na diminuição do volume dos fios e, por fim, os amasse.

Quando quero muito volume, faço o contrário: utilizo a escova fazendo um movimento de baixo para cima e separo os cachos com o dedo na hora da finalização para formar vários cachinhos pequenos, aumentando o volume capilar. Vale dizer que não é necessário aplicar mais nenhum tipo de produto nessa etapa – óleo, creme e gel –, pois todos já foram aplicados inicialmente.
Após finalizar os dois lados, vá para a parte da frente, que é a última parte. Vou mostrar, na imagem a seguir, como faço para não a deixar colada demais na raiz do cabelo, mesmo que eu não queira muito volume. Vou ensinar, também, como deixar os fios com mais movimento e não ficar aquele cabelo sem mobilidade, que você não consegue virar para o outro lado de jeito nenhum.
Primeiro, divido a parte de cima em duas mechas pequenas, repito o processo com a escova e sigo fazendo o mesmo com o resto do cabelo.

As mechas menores darão mais movimento na raiz do cabelo. Caso queira passar um pouco mais de gel em alguma mecha para dar mais brilho, principalmente as mechas de cima, não tem problema. Durante o processo, você perceberá que seu cabelo ficará nitidamente brilhoso, então, amasse-os bastante para ajudar na definição. Jogue o cabelo para baixo e para cima no “estilo Joelma” para ajudá-lo a desgrudar da raiz, isso fará com que ele fique uniformemente cacheado, desde a raiz. Agora, deixe-o secar naturalmente! Por causa desse jeito de finalizar – que me dá várias divisões diferentes – posso colocar o cabelo de lado. É importante que nessa parte do processo você evite colocar a mão no cabelo, pois além de desmanchar o que foi feito, o cabelo ficará com frizz. O processo de secagem demorará mais ou menos umas duas horas – dependendo da sua quantidade de cabelo – e você perceberá que o cabelo, mesmo seco, ainda continuará brilhoso e definido.

Após a secagem dos fios, caso tenha feito o procedimento para deixar os cachos mais grossos, é possível que alguns fiquem grudados. Se essa for a finalização da sua preferência – com os cachos mais grossos – não há problema nenhum. Porém, se você prefere o cabelo mais solto, mesmo com pouco volume e bastante definição, assim como eu, então, deve fazer mais uma etapa.
Pegue três gotas do óleo que usamos no início da finalização e solte delicadamente os cachinhos que estão grudados, sem causar frizz. Você vai perceber que mesmo soltando os cachos o cabelo ficará com movimento e mobilidade, mas sem volume.
Então, se é assim que você gosta – cachos sem muito volume na raiz, controlados, muito definidos e com bastante brilho –, espero que essa finalização te ajude a conseguir esse resultado. O que quero mostrar para você é que é possível conseguir isso sem, necessariamente, usar química. Dependendo do tipo de produto que utilizar, terá o resultado desejado. A ideia é mostrar como nosso cabelo é versátil e podemos usar e abusar dos produtos disponíveis para expressarmos personalidades e como estamos nos sentindo naquele momento. Existem dias que quero usar o cabelo com menos volume e com cachos definidos e eu posso me expressar dessa forma através do meu cabelo com a finalização e com os produtos certos.
Espero que tenha gostado dessa finalização que deixa os cachinhos definidos e controlados!
Comenta no nosso Instagram @marimorenaloja dizendo como prefere o seu cabelo: com volume ou mais controlado?
Se inscreva no canal Mari Morena e não deixe de acompanhar toda semana um conteúdo novo por aqui, teremos muitas postagens que com certeza irão gostar!
Obrigada e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE SEU PRODUTO É LIBERADO

5 ERROS QUE VOCÊ COMETE DEPOIS DE LAVAR O CABELO