TUDO SOBRE CO-WASH E COMO FAZER

 

Olá, pessoal! Eu sou a Mari Morena e hoje vamos conversar sobre o que é e como fazer co-wash!

Co-wash é uma forma de lavar o cabelo usando condicionador ao invés do shampoo. Do inglês “co-wash” significa conditioner whash, ou seja, “lavar com condicionador”, um nome bem autoexplicativo!


O co-wash limpa e higieniza o nosso cabelo de uma forma muito mais suave do que o shampoo. Assim, ele não tira a hidratação natural e nem danifica o cabelo. Além disso, qualquer tipo de cabelo pode usar o co-wash, independente do seu cabelo ser liso, cacheado, quimicamente tratado ou descolorido.


Entretanto, os tipos que mais se beneficiarão do co-wash são os cabelos ressecados e danificados. Os cabelos crespos e cacheados são mais danificados por causa de suas estruturas, pois elas evitam que o óleo produzido naturalmente no nosso couro cabeludo consiga chegar nas pontas do nosso cabelo. Por isso, o cabelo fica mais ressecado e menos protegido de danos.


É exatamente por esse motivo que a técnica do co-wash é muito popular entre as crespas e cacheadas, mas quem tem cabelo liso e ondulado – com certeza – também pode fazer e se beneficiar muito do co-wash. Inclusive, se você tem a raiz do cabelo oleosa, o co-wash ajuda a equilibrar a oleosidade natural da raiz do seu cabelo, fazendo com que ele pare de produzir óleo excessivamente. Além disso, por essa técnica ser uma limpeza mais suave, ela também tende a desbotar muito menos os fios do cabelo, por isso, quem pinta o cabelo – seja para cobrir os fios brancos ou apenas para mudar a cor natural – também pode se beneficiar demais do co-wash!


O co-wash é usado, principalmente, para quem segue as técnicas do No e Low Poo (se você não sabe o que significam essas técnicas é só conferir o post anterior), mas você não precisa, necessariamente, seguir essas técnicas para fazer uso do co-wash. Mesmo que você utilize higienizadores com sulfato e “produtos proibidos”, pode usar e se beneficiar da técnica do co-wash. Para isso, precisa apenas intercalar o uso do co-wash com o uso de um higienizador com sulfato e não terá problema nenhum, seu cabelo ficará limpo e o co-wash vai ajudar a impedir os possíveis danos ao seu cabelo, deixá-lo mais saudável e mais hidratado.


Para fazer o co-wash nós usamos um condicionador, pois o foco da técnica é lavar o cabelo com condicionador, mas esse condicionador não pode possuir nenhum tipo de: óleo mineral ou parafina, que são os “petrolatos”; sulfatos, nem fracos nem fortes; silicones, nem insolúveis nem solúveis. Isso significa que o condicionador precisa ser liberado para a técnica No Poo, não apenas para a técnica Low Poo, porque produtos liberados para Low Poo podem possuir em sua composição silicones insolúveis.

Nunca é indicado usar silicone – ou óleo mineral e parafina – direto no couro cabeludo porque eles podem entupir os poros do cabelo, causando queda, seborreia, entre outras coisas. Por isso, é muito importante que o condicionador seja 100% liberado para No Poo.


Existem três tipos diferentes de produtos que podemos usar para fazer co-wash. Os dois tipos principais são: o co-wash sem anfótero e sem agente de limpeza, que é o produto 100% liberado para No Poo (sem sulfato, sem silicone, sem óleo mineral ou parafina e sem agentes específicos para limpeza); o co-wash com anfótero, também conhecido como cocoamidopropyl betaine, que é o agente de limpeza mais comum. O anfótero consegue limpar dos cabelos os silicones insolúveis, mas não consegue limpar nenhum tipo de óleo mineral, parafina ou petrolato. Então, essa é a grande diferença do co-wash com anfótero e sem anfótero. Um exemplo do co-wash com anfótero é o Higienizador para Co-Wash Detox Mari Morena.


Além disso, o anfótero também é muito encontrado em higienizadores sem sulfato. A grande diferença de um higienizador sem sulfato para um condicionador para co-wash que tem anfótero – considerando que os dois têm esse componente – é que o co-wash possui esse agente de limpeza em uma concentração menor. Normalmente, a concentração de anfótero em condicionadores para co-wash é de cerca de 4% e em higienizadores sem sulfatos pode chegar até 10%. Por isso que, em teoria, o higienizador sem sulfato faz uma limpeza um pouco mais forte do que o condicionador para co-wash, que faz uma limpeza mais leve, pois ele tem uma concentração menor do anfótero.


A terceira categoria de co-wash é uma categoria um pouco mais recente, uma forma renovada do co-wash, que é o co-wash que tem agente de limpeza, mas que não é o anfótero. Desde que a técnica do co-wash surgiu, obviamente, foram descobertos diversos outros componentes e agentes de limpeza, inclusive agentes de limpeza mais leves e suaves do que o anfótero, como por exemplo o decyl glucoside que, ao contrário do anfótero, não consegue limpar silicones insolúveis. Assim, o objetivo desse agente de limpeza não é limpar silicone e nem óleo mineral, é só ajudar na higienização do seu cabelo e couro cabeludo.


No quesito poder de limpeza, o co-wash com anfótero é o mais eficaz, em segundo lugar temos o co-wash com outro tipo de agente de limpeza e em terceiro lugar – o que 

fará uma higienização mais leve – é o co-wash sem anfótero nenhum. Cada tipo será utilizado de acordo com a sua necessidade de limpeza, o que significa que não existe uma forma melhor do que a outra.


Agora que já entendeu o que é co-wash, o que é utilizado para fazê-lo e os diferentes tipos, vamos entender como o co-wash é feito. O procedimento é o mesmo independentemente do tipo de co-wash ou produto que você estiver usando: o primeiro passo é molhar bem o cabelo, para que haja diluição completa do condicionador e ele seja espalhado uniformemente nos fios. Após molhar o cabelo, eu gosto de dividi-lo em duas mechas, caso seu cabelo não seja grande, duas mechas serão o suficiente, isso é importante para que o couro cabeludo seja tocado. Comece com um lado de sua cabeça, acrescente uma quantidade de produto considerável e aplique direto na raiz do cabelo – essa é a área que mais precisa de foco na hora de fazer o co-wash – fazendo essa limpeza. Massageie o produto no couro cabeludo com as pontas dos dedos, não gosto de fazer movimentos circulares, pois eles tendem a embaraçar o cabelo, por isso uso as pontas dos dedos, deixo a mão aberta e faço movimentos de baixo para cima. Muito cuidado para quem tem unha grande não acabar ferindo o couro cabeludo, o processo é feito com as pontas dos dedos e não com a unha. Massageie bastante o couro cabeludo, tire esse tempo para o seu momento de autocuidado.


Caso esteja fazendo um co-wash sem anfótero ou sem nenhum tipo de agente de limpeza, a massagem é fundamental, principalmente porque ajudará a sujeira e o excesso de oleosidade que estão no seu couro cabeludo se desprenderem e após o uso do condicionador, irem embora. Então, é importante frisar que ação do co-wash nos fios é diferente da ação de higienizadores com sulfato, por isso é necessário que os fios sejam massageados por dois ou três minutos.

Depois que massagear o couro cabeludo, coloque um pouco mais de co-wash na mão aplique no comprimento, massageando bem para espalhar, diluir o produto e fazer a limpeza dos fios. Nesse momento, já gosto de ir desembaraçando o cabelo, pois como estamos utilizando um condicionador, ele ajuda bastante a desembaraçar os fios. Depois disso, vá para a outra mecha do outro lado da cabeça e faça exatamente a mesma coisa: aplique uma quantidade considerável de produto na mão, passe direto na raiz do cabelo e massageie bem com bastante paciência, aplique mais um pouco no comprimento do cabelo, desembarace e massageie para limpar e higienizar. Gosto de jogar o cabelo para a frente e massagear o couro cabeludo meio que “de cabeça para baixo”, caso você esteja grávida ou tenha labirintite, não faça isso, mas, se esse não for o seu caso, isso será maravilhoso para ativar a circulação do couro cabeludo estimular o crescimento capilar.


O co-wash em si já é uma técnica que ajuda a estimular o crescimento capilar, exatamente por causa da massagem, de todo esse cuidado e todos esses componentes ativos que estamos colocando diretamente no nosso couro cabeludo. Depois de massagear bem, eu, Mari, gosto de deixar o co-wash agir um pouquinho no meu cabelo, porque esses produtos, normalmente, são extremamente hidratantes em sua composição e fazem muito bem ao couro cabeludo, então gosto de deixar agir para garantir que estou aproveitando ao máximo esses componentes, hidratando e tratando o cumprimento dos meus fios e do couro cabeludo, não precisa deixar muito tempo, só um ou dois minutos, faço isso enquanto me ensaboo ou faço outra coisa do meu banho. Após esses minutos, eu enxaguo o cabelo – essa também é uma parte importante do co-wash, porque enquanto estiver enxaguando, é necessário que continue massageando o couro cabeludo. Esse processo ajudará a desprender a sujeira, oleosidade excessiva e garantirá que retirou todo o produto. Após o enxague, você pode usar condicionador ou máscara e seguir com sua rotina, se você usou um co-wash que não tinha nenhum tipo de agente de limpeza, não precisa, necessariamente, passar um condicionador ou máscara, é opcional, caso não queira, finalize seu cabelo como preferir. Mas, se você usou um co-wash que tem agente de limpeza, seja ele o anfótero ou um agente de limpeza mais leve, você precisará passar um condicionador ou uma máscara. Lembrando que condicionador para co-wash que tenha um agente de limpeza em sua composição, só pode ser utilizado para higienização dos fios, por isso não é indicado utilizá-lo para finalização ou usar como máscara, isso é algo que só pode ser feito com produtos multifuncionais.


Espero que tenham aprendido e que eu tenha sanado suas dúvidas sobre co-wash, caso a dúvida tenha permanecido, pode deixar um comentário no nosso Instagram @marimorenaloja que farei um esforço para te responder. Se inscrevam no canal Mari Morena, e não deixem de acompanhar toda semana um conteúdo novo por aqui, teremos muitas postagens que com certeza irão gostar!


Obrigada e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SABER SE SEU PRODUTO É LIBERADO

5 ERROS QUE VOCÊ COMETE DEPOIS DE LAVAR O CABELO

 COMO DIMINUIR O VOLUME DO CABELO CACHEADO SEM QUÍMICA